segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Campanha da Amamentação 2011




Rio - O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançaram, nesta segunda-feira, a Campanha de Amamentação como uma das ações da Semana Mundial da Amamentação (SMAM). A campanha, que tem como madrinha a atriz Juliana Paes, mãe de Pedro, de 8 meses, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde. O foco deste ano é estimular o apoio de toda a sociedade para garantir às mães condições de amamentar seus filhos até os dois anos de idade, seguindo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).


Apesar do tempo médio do período de aleitamento materno no país ter aumentado um mês e meio entre 1999 e 2008, o Brasil ainda ocupa um patamar baixo: a OMS considera como ideal que 90% a 100% das crianças menores de seis meses tenham no aleitamento materno um alimento exclusivo. No Brasil, esse índice é de apenas 41%.




Na campanha deste ano, o objetivo é criar a conscientização em todos de que, apesar do aleitamento materno ser um ato natural, precisa de apoio da família, dos profissionais de saúde, empregadores, e, especialmente da mídia e dos formadores de opinião. O evento contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo Vaz, da representante da Unicef no Brasil, Marrie Pierre, e da atriz Juliana Paes.


Durante o evento, foi lançado o Guia dos Direitos da Gestante, uma publicação conjunta entre o Ministério da Saúde e a Unicef. O guia será uma espécie de instrumento para a capacitação de agentes multiplicadores, que terão como função transmitir informações às comunidades sobre os direitos das mães à amamentação.Uma das metas da campanha é reduzir em dois terços a mortalidade em menores de cinco anos e a expectativa é atingir este número em 2012, ou seja, três anos antes do prazo fixado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Também está entre os compromissos do Brasil o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste e Amazônia Legal e Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal.


Evento no HFSEAinda durante a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), a Secretaria de Estado de Saúde vai realizar nesta quarta-feira (3/8), um evento no Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE). O objetivo é a troca de experiências e atualização científica, mobilizando profissionais de saúde dos diversos municípios e organizações da sociedade civil, envolvidos com a promoção e apoio ao aleitamento materno. O evento acontece no Auditório 1 do HFSE, na Rua Sacadura Cabral nº 178, na Saúde, Centro do Rio, das 8h às 13h. Além disso, no mês de agosto diversos municípios promoverão atividades sobre o tema para profissionais de saúde e população.







Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Sua participação é muito importante para nós!